técnico em manutenção
Desde o início da civilização, a humanidade iniciou a regulamentação de seu relacionamento dentro de uma mesma comunidade, desta com a comunidade vizinha ou de um povo com o povo vizinho, por meio de determinados princípios. Essas normas de relacionamento são o embrião da normalização. O número destes princípios era teoricamente ilimitado. Cada homem podia possuir uma opinião própria sobre o que fosse de Direito ou Ilegal, sobre o fosse Bom ou Mal. Mas na prática, pouco uso se podia fazer com estas opiniões. Uma comunidade, na qual cada indivíduo decidisse, em cada caso, sobre o que é permitido ou proibido, seria praticamente inviável. Por este motivo se desenvolveu, automaticamente, uma elite dentro do grande número de opiniões. Do reconhecimento voluntário desta seleção de princípios uniformizados criou-se a possibilidade de um próspero convívio.
A nossa fala se compõe de um conjunto de manifestações sonoras definidas, as quais têm, para cada um de nós, a mesma significação. Somente depois que a expressão sonora "sim" foi adotada, consciente ou inconscientemente, como correspondente à afirmação, tornou-se sua validade generalizada. Isto também é, por assim dizer, um procedimento de normalização, que no correr do tempo tornou-se cada vez mais conhecido e passou a dar nomes determinados aos objetos que seriam difíceis de serem distinguidos.
Como as palavras, as letras e os números também são normas, a saber: formas de expressões gráficas uniformes, dentro dos limites de uma extensão territorial na qual têm a mesma significação.
2. GRANDEZAS DO SISTEMA INTERNACIONAL
Medir significa, de um modo geral, comparar uma grandeza desconhecida com uma outra uniforme e válida , da mesma espécie. Necessários para as relações econômicas e técnicas dos homens entre si, estes padrões de comparação são úteis tão somente na medida em que sejam utilizados de maneira generalizada e quando forem facilmente substituíveis.