Técnico em manutenção automotiva
2-Introdução
3-Desenvolvimento
3.1-Cabeçote
3.2-Virabrequim
3.3-Biela
3.4-Pistão
3.5-Comando de Válvulas
3.6-Bloco
4-Motores
4.1-AP 2.0 Gasolina
4.2-Fiat 16v Fiasa 1.6
4.3-GM Power Train 1.8 16v
4.4-VV Tec Freemont 2.4
4.5-Fiat Marea 2.4
5-Conclusão
2-Introdução
O motor de combustão interna é um conjunto de componentes que se combina entre si,o combustível misturado com ar inflama dentro da câmara de combustão que fica no cabeçote ,movimentando os êmbolos dentro dos cilindros no bloco do motor. Quando o mesmo proporcionará desempenho satisfatório durante milhares de quilômetros ou horas de serviço. Porém, como em qualquer outro mecanismo, o funcionamento acarreta o desgaste das partes móveis e sujeitas ao atrito. Com o tempo, há uma queda gradativa no desempenho do motor, a ponto de tornar-se impraticável ou antieconômico operar a unidade.
3-Desenvolvimento
3.1-Cabeçote É o componente responsável, devido sua construção, de conduzir a entrada e saída de ar e combustível dos cilindros localizados no bloco.Geralmente construído em uma liga de Alumínio (Al), para dissipar o calor, o cabeçote é constituído de um corpo fundido com dutos ou vias por onde a mistura de ar mais combustível é direcionada até as sedes das válvulas.
3.2-Virabrequim
Mecânica Árvore que transforma em movimento circular o movimento retilíneo alternativo do conjunto pistão-biela de um motor.
3.3-Biela
Mecânica barra metálica que liga duas peças móveis por meio de articulações, fixadas em suas extremidades, e que serve para transmitir ou transformar um movimento retilíneo em movimento circular.
3.4-Pistão
Peça de forma cilíndrica, oca, geralmente de liga de alumínio ou ferro fundido, fechada na parte superior e aberta na parte inferior, adaptando-se perfeitamente ao diâmetro do cilindro ou camisa do motor, podendo movimentar-se alternadamente ao longo do eixo. O pistão transmite a força devido à pressão dos gases em expansão, através do pino do