Técnico em Informática
Trabalho de Tópicos
Porque o Linux é mais seguro do que o Windows?
O linux é realmente mais seguro, pois além de não ser o alvo principal dos ataques, algumas modificações e instalações no Linux é necessário logar como administrador. Isso significa que o usuário não conseguiria fazer a modificação ou instalação sem essa intervenção. Ou aparece uma janela para logar como administrador e continuar com o processo ou então aparece uma mensagem dizendo que não é possível continuar com a operação, que você não tem permissão, nesse caso você teria que deslogar e logar como administrador. Apesar do inconveniente o programa ou componente só será instalado ou modificado com a permissão do administrador.
No Windows geralmente os usuários utilizam uma conta que faz parte do grupo de administradores, o que permite total modificação e instalação de componentes e programas. Isso é inseguro, porém muito mais prático (quem já utilizou uma conta de Convidado sabe bem do que estou falando). Com o Windows Vista a Microsoft inseriu os avisos quando se acessa certos serviços e na instalação de programas, o que causou muitas reclamações. Imagine se além de perguntar ele requisitasse a senha de administrador. No Windows 7 ainda aparecem esses avisos, porém com menor frequência. Durante a instalação do Windows aparece para você inserir uma senha de acesso, porém é possível deixá-la em branco, já no Linux é obrigatório preencher esse campo, já que é requisitado a senha futuramente.
Além disso, um programa é escrito para rodar em determinado sistema, e eles não rodam em outros, por isso um programa feito para Windows não roda em Linux, Mac OS nem em outro sistema. Programas maliciosos (vírus, worms, trojans, etc) são programas e visam o sistema mais utilizado no mundo, o Windows. Por esse motivo virus feitos para Windows não afetam o Linux e o Mac OS. Mas existem sim vírus para esses outros sistemas, e o pior, como eles tem a fama de serem seguros,