Resumo do texto Impactos Psicológicos do uso de Celulares: uma Pesquisa Exploratória com Jovens Brasileiros
Em seu texto, Impactos Psicológicos do uso de Celulares: uma Pesquisa Exploratória com Jovens Brasileiros, a autora apresenta a problemática das questões relacionadas ao uso do celular pela população jovem, uso este que vem causando uma serie de impactos sociais e psicológicos cujos estudos deram inicio somente a partir de 2003 e começaram a ser publicados no Japão.
O artigo nos mostra que a idade contemporânea traz na sua contextualidade, momentos de transformação de suma importância na estrutura e no funcionamento da sociedade. A revolução Industrial trouxe consequentemente uma revolução tecnológica; que vem sendo geradas por tecnologias da informação e da telecomunicação podendo assim mudar nossa maneira de viver, pensar e agir em sociedade. Segundo a autora, dentre essas tecnologias, as manifestações de maior impacto social são a internet e a telefonia celular, onde , sendo análogas, geram a nova sociedade em rede. Para ela, o telefone celular associado a internet passa a gerar modos de vida alternativos contrários aos convencionais, ocasionando consequentemente impactos sociais e psicológicos onde estudos revelam que a telefonia celular já vem gerando uma revolução.
Diante da constatação da autora de que os jovens (notoriamente os adolescentes) estão entre seus principais usuários, há indicadores de mudanças comportamentais relacionadas ao uso desse mecanismo de comunicação. Tais indicadores se relacionam a formas distintas como: Gestões de segurança de seu portador(chamadas de emergência,); Privatização de espaços públicos ( uso do celular em espaços públicos como nas ruas, meios de transporte, restaurantes etc.); Nova e flexível forma de coordenação de atividades, afazeres domésticos e programação social a distância; Surgimento de novas possibilidades de controle interpessoal( pais sobre filhos via celulares).
Conforme esclarece a autora, no que diz respeito aos impactos psicológicos causados pelo uso do telefone celular, pouco pode ser