Técnico em Hotelaria
Administração hoteleira é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos empregados do hotel e do emprego de todos os outros recursos organizacionais para se atingir os objetivos estabelecidos.
A administração de um hotel requer habilidades técnicas, humanas e conceituais.
As habilidades técnicas compreendem o conhecimento das atividades operacionais nos diversos setores da hotelaria, ou seja , o Saber Fazer.
As habilidades humanas referem-se aos desafios da coordenação, da comunicação e do bom entendimento entre as pessoas.
As habilidades conceituais permitem que uma pessoa administre as relações do hotel com o ambiente externo e enxergue o conjunto da empresa hoteleira, desde sua estrutura orgânica até suas relações com o meio exterior – é a competência em realizar diagnósticos e escolher caminhos para o empreendimento.
Quanto mais elevados os cargos no hotel, mais o administrador necessita das habilidades conceituais.
As decisões administrativas precisam ser flexíveis e adaptáveis às características e aos desafios da organização. O que é aplicado em um hotel e que surte muito sucesso pode causar fracasso em outro. O gestor em hotelaria precisa cultivar uma visão ampla do negócio, discernir, ter bom senso e aplicar seus conhecimentos acadêmicos e práticos.
Os níveis administrativos na hotelaria consistem em: Direção, Gerências, Supervisores
Além de contínuos avanços tecnológicos e administrativos, o hotel deixou de ser somente um lugar para hospedar pessoas e passou a integrar seus entorno, oferecendo espaços multifuncionais e acolhendo eventos das mais diversas naturezas.
Entretanto, em todas as suas atividades, o hotel deve perseguir o objetivo estratégico da sustentabilidade econômica, orientando-se pelos desejos do mercado e buscando a satisfação do hóspede como garantia de obtenção de receitas. Ocorre, porém, que turistas e mercado estão sempre em transformação. As mudanças do meio afetam hábitos,