Técnico de Segurança
Treinamento é considerado um meio para desenvolver competência nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir para melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas.
O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com desempenho imediato do cargo.
O desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.
Ambos o treinamento e desenvolvimento constituem processos de aprendizagem.
Aprendizagem significa uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas.
Através do treinamento e do desenvolvimento a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver conceitos abstratos.
Processo de treinamento
O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:
1 – Diagnóstico – é o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
2 – Desenho – é a elaboração do programa de treinamento para atender as necessidades diagnosticadas.
3 – Implementação – É a aplicação e condução do programa de treinamento.
4 – Avaliação – É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
Métodos de levantamento de necessidades de treinamento. Um dos métodos é avaliar o processo produtivo dentro da organização, focalizando fatores como produtos rejeitados, barreiras, pontos fracos relacionados com o desempenho de pessoas, custos laborais elevados.
Outro método para determinar as necessidades de treinamento é a retroação direta a partir daquilo que as pessoas acreditam serem necessidades de treinamento na organização.
Um terceiro método para determinar a necessidades de treinamento envolve a visão do