Técnicas Histo
Invenção do Microscópio- O microscópio foi criado por meados do fim do século XVI, por dois fabricantes de óculos holandeses. Entretanto, segundo alguns registros, o primeiro a utilizar o microscópio para a observação de materiais biológicos tenha sido Antonie van-Leeuwenhoek. Embora o aparelho usado por ele era composto apenas de uma lente, que era pequena e possuía características esféricas. Com o auxílio deste aparelho, Leeuwenhoek observou meticulosamente diversos tipos de materiais biológicos, dentre eles glóbulos vermelhos e o sêmen de alguns animais. Leeuwenhoek foi também o descobridor dos micróbios, chamados atualmente de microrganismos.
Tipos de microscópios
1.1- Microscópio Óptico
O microscópio de óptico utiliza da luz (natural ou artificial) para iluminar as estruturas analisadas por meio de lentes de refração e oculares de vidro. O microscópio óptico composto é um sistema óptico que é formado por dois conjuntos de lentes. Um conjunto, chamado objetiva, é montado perto do material observado e forma no interior do aparelho uma imagem real. O outro conjunto, denominado ocular, permite ao observador ver essa imagem ampliada. A objetiva tem uma capacidade de ampliação que varia de duas a cem vezes, enquanto o da ocular não ultrapassa dez vezes.
Os microscópios mais antigos eram simples, possuindo apenas uma objetiva simples. Um sistema de primas era utilizado para prover ao aparelho uma visão binocular. Tais microscópios são usados até hoje, porém seu uso vem sido substituído pelo microscópio com duas objetivas. Assim os dois microscópios (um para cada olho de quem analisa), são postos de maneira que as ondas luminosas se concentrem todos no foco comum para os dois conjuntos ópticos. Os microscópios portadores de objetiva dupla podem ser dotados de visão estereoscópica (podendo formar imagens em três dimensões), para os que possuem prismas especiais.
Tipos de microscópios ópticos
Microscópios de campo claro - Na imagem