Técnicas Digitais
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
EXPERIÊNCIA 02
PORTAS LÓGICAS UNIVERSAIS E TEMPO RETARDO
PROFESSOR: HAMILTON
MONITOR: SÓLON SADAMITSU OTOMURA
ALUNO: CARLOS HENRIQUE SOUZA E SILVA
Cuiabá – MT novembro de 2013
OBJETIVO: Mostrar o caráter universal das portas NÃO-OU e NÃO-E e a influência do tempo de retardo das portas lógicas na saída de sistemas digitais.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os sistemas digitais são implementados na prática por meio de circuitos eletrônicos. A informação é neste caso representada por tensões que podem assumir apenas dois níveis, ditos nível alto e nível baixo. Por isso, tais sistemas são denominados de binários. Portanto as portas lógicas são circuitos eletrônicos contendo, a título de exemplificação: resistores, diodos e transistores.
É importante não esquecer completamente da natureza física das portas lógicas, quando se trabalha apenas com os símbolos lógicos. Uma consideração relevante diz respeito ao atraso de propagação das portas, isto é, o tempo necessário para que a sua saída mude depois que uma entrada mudou.Quando diversas portas são ligadas em cascata, o atraso total de propagação é igual à soma dos atrasos em cada porta. Na família TTL, as portas têm um atraso típico da ordem de 10ns (nano-segundo).Os atrasos de propagação estabelecem um limite superior para a velocidade de qualquer sistema digital
As portas lógicas NÃO-E e NÃO-OU são ditas portas universais pelo fato de que, a partir da combinação delas, é possível implementar todas as demais funções lógicas referentes às portas lógicas: INVERSORA (NÃO), E, OU, XOR (OU EXCLUSIVO) e XNOR (COINCIDÊNCIA). Para tanto, lança-se mão de alguns teoremas da álgebra booleana, são eles:
É possível determinar, a partir da Tabela da Verdade, a saída de determinado circuito lógico em função da variação, no