Eletronica - Leds
Campus Natal – Central
Pesquisa sobre: LED's, Foto-diodos e Optacopladores
Natal – Dezembro de 2013
LED (Light Emitting Diode)
O diodo emissor de luz também é conhecido pela sigla em inglês LED (Light
Emitting Diode). Sua funcionalidade básica é a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos, é muito utilizado em painéis de led, cortinas de led e pistas de led. Os LEDs formam os números em relógios digitais, transmitem informação de controle remoto, agrupados eles podem formar imagens em uma tela de televisão ou lâmpada incandescente. Simplificando o conceito de
LEDs podemos dizer que são pequenas lâmpadas com cores variadas de fácil integração com circuitos elétricos. É importante saber que eles são iluminados somente pelo movimento de elétrons em um material semicondutor.
No processo do funcionamento do LED, encontramos algo chamado de diodo, que nada mais é um tipo simples de semicondutor. No caso dos LEDs, normalmente encontramos um material condutor chamado arseneto de alumínio e gálio.
Dopando-se com o fósforo, a emissão pode ser vermelha ou amarela, de acordo com a concentração. Utilizando-se fosfeto de gálio com dopagem de nitrogênio, a luz emitida pode ser verde ou amarela. Hoje em dia, com o uso de outros materiais, consegue-se fabricar LEDs que emitem luz azul, violeta e até ultravioleta. Existem também os LEDs brancos, mas esses são geralmente LEDs emissores de cor azul, revestidos com uma camada de fósforo do mesmo tipo usado nas lâmpadas fluorescentes, que absorve a luz azul e emite a luz branca.
Tecnicamente falamos que o LED é um diodo semicondutor que quando energizado emite luz, mas não uma luz como estamos