técnicas de negociação~es e comportamento organizacional
Em uma cidade no interior do estado de São Paulo, um bairro de classe média formado há cinco anos, principalmente por pessoas de terceira idade, estaria enfrentando problemas com o suposto novo vizinho.
Uma conceituada gravadora escolheu o local para se instalar devido a sua tranquilidade e fácil acesso. Como o bairro ainda estava em construção, à mesma estaria ali para se privilegiar destas novas que ainda aconteceriam naquele local.
A Associação dos moradores do bairro estava afoita em barrar a instalação, pois acreditava que ela traria tumulto, acesso de pessoas desconhecidas o que acarretaria na insegurança dos moradores. Sem contar no trânsito, que mudaria a rotina dos que ali moravam. Segundo o líder Carlos Henrique, aquela empresa não agregaria nada ao local e ainda estaria perturbando a ordem publica. O líder está convicto de suas ideias, segundo ele o bairro é habitado por pessoas que prezam pela tranquilidade.
Carlos Henrique se trata de um negociador não convencional. Além de exagerar os problemas que a gravadora tem a tratar, ele cria situações para guiar as coisas a seu favor.
Já o responsável pela negociação da entidade naquele local, o senhor Jorge Andrade, estaria certo que aquele bairro iria crescer muito com a instalação da empresa, onde a mesma iria poder contribuir diretamente para as melhorias, desde que a negociação entre as partes sejam favoráveis a todos.
Jorge Andrade é um negociador convencional, ele sabe usar o silêncio, retrabalha as afirmações do negociador oposto, usa bastante questões que não se terminam somente com uma afirmação, ele prolonga e leva a história para um lado mais justo.
2.2. Passo dois:
Com base na negociação podemos chegar a quatro estilos segundo o modelo Jung, o confrontador, amigável, controlador, e apoiador, abaixo veremos um mapeamento da negociação.
ESTILO CONTROLADOR: orientado para os resultados finais a gravadora de musica visando os ganhos e vantagens