Técnicas de negociação atps - etapas 1 e 2
ATPS - ETAPAS 1 e 2
CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Carvalhal, 2011)
"Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa”. (Sparks, 1992)
"Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor (acordo) através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras". (Lax e Sebenius, 1986)
DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO PARA O GRUPO
“Negociação é um processo de comunicação bilateral, onde há uma troca de interesses e ideias, buscando a satisfação de ambos os lados, sendo necessário que a comunicação seja adequada ao nível dos indíviuos que desejamos atingir, afim de alcançar relações duradouras.”
NEGOCIAÇÃO GANHA-GANHA
É aquela em que ambas as partes coseguem chegar à um resultado positivo, onde as duas partes saem satisfeitas, atingindo seu objetivo e suas expectativas.
NEGOCIAÇÃO PERDE-PERDE
É aquela onde não há um acordo, as duas partes não cedem às exigencias uma das outras, havendo possiveis conflitos levando a um desacordo, ou seja, as duas partes perdem.
PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
Entradas(imputs): são as influencias que ocorrem numa negociação como: diferenças individuais; valores pessoais; interesses comuns; barganha; flexibilidade; entre outos.
Processo: é o processo em que a negociação ocorre.
Saídas(outputs): é o resultado da negociação em si, que pode ser positivo ou egativo.
Emissor: é aquele que codifica a mensagem e a transmite pelo canal mais adequada aos indiviuos que deseja passar a informação.
Receptor: é aquele que decodifica a mensagem, é responsável