Técnicas de dinâmicas
Face Oculta
De olhos fechados, os participantes andam devagar pela sala com os braços cruzados à frente e segurando os cotovelos para evitar que alguém se machuque.
Ao comando do monitor, forma-se uma fila indiana. Com as mãos toca-se então o rosto do companheiro da frente para memorizar os seus traços característicos.
Quebra-se a fila e novamente todos andam pela sala, sempre de olhos fechados.
Ao sinal do monitor, todos tentarão recompor a fila original apalpando os rostos dos colegas, buscando o companheiro que estava à sua frente.
O monitor só dará o comando de abrir os olhos quando todos encontrarem a sua face oculta.
Observações:
-É bom um ambiente não muito grande, sem obstáculos, de luz apagada ou meia luz.
-Essa dinâmica requer mais interesse com grupos de no mínimo 10 pessoas.
História Coletiva
Sentados em roda. Alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante) e a mesma vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.
Observação:
-O monitor deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.
A Roda Enrodilhada
O grupo forma uma fila corpo a corpo. Em seguida a fila toma forma de um círculo. Vagarosamente as pessoas vão tentando sentar nos joelhos do colega de trás sem desmontar a roda. Conseguindo o intento, podem andar, bater palmas etc.
Lobo e Ovelhas
O coordenador da dinâmica escolhe um jogador e demarca uma zona neutra. Depois pede para os demais participantes fazerem um círculo ao redor do escolhido, que será o "Lobo". As ovelhas ficam circulando o lobo e cantando "Vamos passear no bosque enquanto o seu lobo não vem, você já está pronto?". A cada pergunta o lobo inventa uma nova