TECNICAS DE DINAMICA
O uso de dinâmicas de grupo depende da correta compreensão dos participantes do motivo pelo qual esta está ocorrendo, e as melhorias que poderão ocasionar, assim, todos devem conhecer o objetivo dela e os passos a serem seguidos.
A dinâmica deve ter uma boa preparação anterior, cuidando do método como será aplicada e a participação de cada pessoa além dos recursos necessários (ambiente, papel, pincel atômico...), se preocupando em ao final de uma técnica fornecer uma realimentação sobre o resultado.
Uma dinâmica sempre à mão, na hora certa, é um recurso que nenhum líder de reunião deve colocar de lado, a dinâmica de grupo proporciona bons resultados, por isso seja criativo ao elaborar a técnica ou escolher uma pronta, entendendo o objetivo do que se quer e onde se pretende chegar.
A confiança é o ingrediente mais importante para desenvolver um grupo coeso. A primeira crise que muitos grupos enfrentam envolve justamente a capacidade dos membros para confiar em si próprios e mutuamente. A confiança reduzirá o medo de muitos membros de não serem compreendidos e apoiados e ajudará a todos revelarem o seu potencial. A dinâmica de grupo possibilita que a coesão seja trabalhada fortalecendo os laços de confiança.
As dinâmicas ajudam a observar (analisar) a agressividade, a apresentação pessoal, atualização, auto percepção, bom senso, capacidade conciliatória, coerência, combatividade, comunicação, cooperação, dicção, desenvolvimento com o assunto, equilíbrio emocional, experiência, flexibilidade, liderança, motivação, objetividade, originalidade, participação, persuasão, postura, raciocínio lógico, relacionamento, riqueza de vocabulário, poder de síntese, sociabilidade e tom de voz.
Busca melhorar a convivência, criando no grupo, considerado hostil, um clima positivo possibilitando integrar um grupo que resista ao treinamento e aperfeiçoar o relacionamento entre os membros de uma equipe.
As dinâmicas podem ser realizadas por