Fichamento de 'O Principe'
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução de Antonino Caruccio-Caporale, Porto Alegre, LPM, 2009.
O livro traz uma descrição de quais são as qualidades e habilidades do governador, ou de ‘O príncipe’, e o que este deve e não deve fazer para se manter no poder. Uma das ideais principais que o livro traz é que o príncipe deve fazer o que for necessário para se manter no poder, mesmo que tal ação seja contra a moral. O poder é o valor mais importante, assim os ‘fins justificam os meios’ e para preservar o poder, não deveria existir qualquer restrição moral ou religioso para tal ação.
Para se manter no poder, se um príncipe conquistar uma monarquia hereditária então ele deve manter os costumes e a cultura geral do povo de tal forma a deixar-los acomodados evitando uma revolta. Também o príncipe deve morar dentro do território, para que os problemas e conflitos sejam percebidos e corrigidos rapidamente. Também o livro detalha como o exercito e a parte militar deve ser organizado, e como lidar com aliados e inimigos. Importante é nunca deixar que um país estrangeiro se torne muito popular ao ponto de se tornar atraente para o povo, pois isso o faz um inimigo potencial.
Outra ideia do Maquiavel neste livro mostra que existem duas formas de subir ao poder: pela virtude e pela fortuna. A virtude representa as habilidades, inteligência e recursos do Príncipe, sendo que ele conquista o seu lugar auto suficientemente. A fortuna seria o príncipe que chega ao poder com sorte, ou através de poderes de outras figuras ou situações que ele mesmo não tem o poder sobre. A primeira forma é a preferível, pois a forca e auto-suficiência do primeiro príncipe o- torna mais seguro, pois não depende de outros partidos ou parceiros.
Outra idéia importante é como o Príncipe deve lidar com o seu povo; ele deve idealmente ser amado e temido pelo povo, mais é melhor que seja apenas temido do que apenas amado, pois o temor os impedirá de se revoltarem; se não há temor