Técnicas construtivas modernas na construção civil
As técnicas construtivas tiveram uma forte expansão nos últimos anos no que diz respeito as suas tecnologias empregadas. Trata-se de fortes investimentos que estão agregados ao desenvolvimento econômico do Brasil e as suas respectivas parcerias no âmbito da pesquisa e do avanço tecnológico com outros países.
Métodos modernos melhoram, aperfeiçoam e dão maior agilidade ao processo de construção civil. Deste modo será apresentado, no decorrer deste trabalho, o que há de mais novo no mercado, que contribui para o avanço da construção civil, desde as pequenas residências a estruturas de grande porte.
Os avanços oscilam desde a elaboração de fundações profundas até os tópicos de sustentabilidade e economia energética. Nas fundações um destaque é para o uso de polímeros que contribuem para a segurança e agilidade na execução de grandes perfurações. As fôrmas deslizantes, que aqui serão destacadas, permitem o uso de pequenas áreas de moldes que se deslocam por grandes áreas a serem concretadas, reduzindo custos e mão de obra na fabricação de formas convencionais.
Métodos estruturais também terão destaques, deste uma técnica de última geração na montagem de estruturas de cobertura de grandes arenas multiuso até mesmo a técnica rápida e segura de construção de lajes e pisos em pavimentos múltiplos simultaneamente.
2 POLÍMEROS NA ELABORAÇÃO DE ESCAVAÇÕES PROFUNDAS
Fluídos aplicados em grandes perfurações são um dos avanços mais significativos para construções em ambientes arenosos e de baixa estabilidade do solo. Deste modo, seu uso em fundações localizadas em solos a beira mar ou inclusive em regiões submersas pela água, traz consigo um avanço no que diz respeito à economia de matérias e uso eficiente do tempo.
Os polímeros antes eram considerados inviáveis, mas hoje tomam cada vez mais o lugar da utilização da bentonita, que começou a perder espaço desde que a sua qualidade começou a cair no Brasil e passaram a ser desenvolvidos