fichamento Tijolo em São Paulo: modos de fabrico e aplicação nas construções.

909 palavras 4 páginas
D'ALEMBERT, Clara Correia. Tijolo em São Paulo: modos de fabrico e aplicação nas construções. In: LOPES, João Marcos e LIRA, José (orgs) Memória, trabalho e Arquitetura. São Paulo: Edusp, 2013. p.111-119
Palavras Chave: Arquitetura, Tijolo , Construção, Olaria, Imigrantes.
Durante períodos do século XIX e XX, as técnicas construtivas passaram por mudanças, o que trouxe mudanças na arquitetura. Com a chegada dos imigrantes no Brasil, chegaram diversos profissionais relacionados a construção civil, que trouxeram essas novas técnicas construtivas e o uso frequente de um novo material. O tijolo começou a ser usado, devido do desenvolvimento econômico, construtivo, cultural, social. O número de olarias brasileiras cresceu mais e mais com o passar dos anos, dando maior força para a utilização desse novo método construtivo.
Resumo:
A argila foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem para a construção de habitações, substituindo frequentemente a pedra e a madeira. O tijolo começou a ser utilizado, sendo definido como uma pedra artificial, fabricada de argila e queimada no forno, com formato padronizado e dimensões regulares. É uma opção construtiva barata, confecção e manipulação fácil, leve, racional, com bom acabamento, isolante térmico e acústico; adere fortemente na argamassa; produz um alinhamento perfeito; fácil manejo; possibilita vários arranjos com finalidades estéticas.
De início, a produção de tijolos era manual. Com a industrialização, no final do século XVIII e XIX, foram criadas máquinas para a fabricação desse material, surgindo uma automação, o que permitiu a elevada produção em série do tijolo. Essas fábricas de tijolos eram chamadas de olarias.
No século XIX, a grossura das paredes de alvenaria de tijolo variava em função do seu fim construtivo e da carga que deveriam suportar. As alvenarias eram comumente edificadas com argamassas.
Em São Paulo, no tempo de Colônia, havia fatores impeditivos para a adoção e difusão da alvenaria de

Relacionados

  • Exercicio Aula Completos
    43765 palavras | 176 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas