TÉCNICAS COM INSTRUMENTOS DE MEDIÇÕES
1. INTRODUÇÃO
O propósito da tese é determinar a quantidade de matéria presente em uma unidade de volume pela via dos experimentos aritméticos das densidades. A Densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica, ela é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
Com a coleta de dados dos objetos, realizamos as operações e a partir de seus resultados e incertezas, determinamos o tipo do material manuseado.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento foi utilizado os equipamentos indicados nas figuras 1 e 2, com o objetivo de coletar dados de 4 materiais(figuras 3 e 4), para o preenchimento da Tabela.
Figura 1 – Micrômetro Figura 2 – Paquímetro Figura 3 – 3 esferas de tamanhos diferentes Figura 4 – Bloco de madeira
Utilizando a escala de milímetros do paquímetro, coleta-se 30 dados do bloco de madeira, sendo 10 de cada grandeza (altura, largura e comprimento), lembrando sempre de deixar o paquímetro perpendicular ao rosto para que não haja erro de paralaxe nas medições.
Para calcular as medidas das esferas foi utilizado um micrômetro, de modo, seqüencial colocando a esfera entre a ponta móvel do micrômetro girando a catraca até encostar na mesma pressionando até ouvir 3 cliques. Foram 10 medidas de cada esfera.
3. DADOS E RESULTADOS
Segue as tabelas preenchidas e com as respectivas contas das incertezas elaboradas, para a analise e identificação dos materiais.
Tabela 1 - Medidas das dimensões de um paralelepípedo.