Técnica, tecnologia e novas tecnologias.
O termo tecnologia é de origem grega, techne significa “ofício, arte” e logia “refere-se à linguagem”, ou seja, é o conjunto de conhecimentos específicos que se aplica a um determinado ramo de atividade. A palavra técnica significa “a parte material ou o conjunto de processos de uma arte, maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo”. A junção dessas duas artes é uma forma de conhecimento e aplicação de algo que realizamos em interação com o meio e com a evolução de nossas próprias percepções.
Toda criação envolve aprimoramento de algo já existente, ou o aperfeiçoamento daquilo que estamos produzindo. O uso do conhecimento tem propiciado ao homem cada vez mais a utilização de tecnologias. Percebe-se, então, que elas acompanham a evolução da espécie humana. O homem evolui, e consequentemente, desenvolve novas fórmulas de aplicação das tecnologias.
Novas Tecnologias (NTICs) é o conjunto de tecnologias de informação e comunicação criadas a partir da década de 70 através da convergência das telecomunicações e informática. O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação.
Hoje muito se fala da necessidade de se educar para os meios, ou seja, educar para o uso da ferramenta própria do mundo digital. Mas muito se fala e pouco se faz, a respeito da preparação de professores na orientação do aluno diante desses novos conceitos e novas relações, que surgem nesse mundo tecnológico. É nesse contexto que informações provenientes de diversas direções chegam a indivíduos cuja realidade não lhes permite desenvolver capacidade crítica de análise, competência fundamental para evitar o colapso de