técnica em gestao
A negociação é uma prática social do nosso dia-a-dia, todos os dias somos confrontados com situações passíveis de negociação de forma a ter os nossos interesses salvaguardados. Existe uma relação entre a negociação e o conflito, pois a negociação nasceu para tentar contornar da melhor forma possível as situações de conflito. Importa, no entanto, salientar que nem todos os conflitos podem ser resolvidos através da negociação, pois nem tudo é negociável.
Sempre que se tenta influenciar alguem através da permuta de ideias ou de um valor material, está-se a negociar. A negociação, entre grupos, indivíduos, ou empresas, ocorre normalmente porque um tem algo que o outro deseja e está interessado em negociar para consegui-lo. Muitos de nós estamos quase permanentemente, de uma maneira ou de outra, envolvidos em negociações. São múltiplos os exemplos possíveis como desde a celebração de contratos até decidir onde se vai almoçar, em todos estes casos estamos utilizando processos de negociação.
Convém ressaltar que por vezes se verifica que esses os processos de negociação não se realizam de forma muito cordial, havendo pouco diálogo entre as partes, muita inflexibilidade e reduzida vontade para propor soluções reciprocamente aceites
Podemos citar como principais funções da negociação:
- O desenvolvimento de acordos específicos, que permitam solidificar as relações entre os intervenientes, possibilitando a satisfação entre ambas as partes;
- E o desenvolvimento de políticas de longo prazo sobre funções, obrigações e privilégios, dado que muitos processos de negociação se devem a políticas de âmbito global, tendo implicações em muitas decisões específicas (casos de negociações em organizações)