Técnica do nmp
Introdução
A técnica de diluição do número mais provável (NMP) é empregada para estimar o número de microrganismos de uma amostra a partir de respostas onde os resultados são reportados como positivos ou negativos em uma ou mais diluições decimais da amostra. Por exemplo, cinco tubos do meio para cada de três diluições são inoculadas e incubadas, e a produção de gás é observada em cada tubo. A técnica de NMP é mais variável que a contagem em placas e tende a fornecer um resultado mais elevado.
Embora o NMP não seja uma medida precisa, um valor específico pode ser calculado para uma única diluição ou para diluições múltiplas, uma vez que os tubos de não sejam todos positivos ou negativos para as diluições utilizadas, e assumindo que os microrganismos a serem quantificados estão distribuídos aleatoriamente através do líquido (ou alimento homogeneizado) e que o crescimento irá ocorrer quando um ou mais microrganismos estiverem presentes em um tubo. Em um NMP de tubos múltiplos, a precisão é dependente somente do número de tubos por diluição; em teste de diluição única, depende do número de bactérias e do número de tubos.
Como em qualquer técnica de enumeração de microrganismos, incluindo plaqueamento direto, contagem direta, ou membranas filtrantes, o NMP apresenta certos problemas para o analista e está sujeito a várias fontes de erro. Embora a técnica do NMP seja muitas vezes preterida, ela fornece uma estimativa da concentração bacteriana que está muito abaixo do limite de detecção da maioria dos métodos microbiológicos de enumeração direta usualmente empregados.
Considerações Gerais
A composição de muitos produtos alimentícios e ingredientes torna difícil o emprego de técnicas de plaqueamento direto, particularmente quando a concentração microbiana da amostra é menor que 10 microrganismos ou unidades formadoras de colônia (UFC) por grama. Nestas situações de baixa contagens, o NMP fornece valores maiores