Técnica de enfermagem
As lordoses são curvaturas naturais da coluna vertebral. Elas estão presentes nas regiões , cervical e lombar, ambas visíveis apenas quando observadas lateralmente,a lordose cervical possui 07 vertebras (C1 a C 7),permite os movimentos em todos os planos, a lordose lombar possui 05 vertebras (L1 a L5) ,permite a movimentação da coluna no plano sagital, isso é ,inclinação para frente e para trás..
As lordoses são curvaturas secundárias ,por serem desenvolvidas conforme assumimos uma postura ereta, durante o crescimento serão definidas e variando sua amplitude de individuo para indivíduo .Após mais ou menos três meses de vida a primeira curvatura secundária surge, é a curvatura lordótica cervical. Ela aparece porque o neonato vai crescendo e sua cabeça vai “pesando” sobre a coluna, obrigando-a a fazer está adaptação (curvatura lordótica cervical) para acomodar o crânio .A segunda curvatura secundária surge por volta dos oito meses de idade, época em que o bebê já começa a se colocar na posição sentada, colocando o peso não só da cabeça, mas também do tronco e dos membros superiores sobre a porção lombar da coluna, formando assim a curvatura secundária lordótica lombar.
Alterações das lordoses. Apenas em casos em que a lordose aparece aumentada ou diminuída são consideradas anormais.As alterações da lordose são, a hiporlordose (quando a curvatura está diminuída ),e a hiperlordose(aumento da curva) ,sendo essa a mais comum. A hiperlordose lombar pode ser gerada por várias causas, desde alterações genéticas a contraturas ou a fraqueza muscular, principalmente da musculatura abdominal e dos quadris. A hipolordose geralmente ocorre em pacientes idosos, com alterações degenerativas nos discos e ligamentos. Existem ainda aumentos e diminuição da lordose, mas dentro da normalidade. Pessoas da raça negra tem na média uma lordose maior que pessoas brancas e as asiáticas tendem a ter uma lordose menor.
. Um outro fato que tende aumentar a