Tático e Estrategico
Conceito de Estratégia:
De acordo com ABRAHAM SHAPIRO, Estratégia é um plano de ação projetado para um prazo longo e amplo. A estratégia determina de modo amplo “o que” deve ser realizado para se atingir um objetivo. De fato, tática e estratégia são conceitos complementares.
A estratégia envolve o quadro como um todo, a planta total, o mais importante é lembrar que uma estratégia correta faz todo o trabalho para a tática funcionar melhor, e exerce menos pressão sobre sua execução.
Conceito de tática:
As táticas realizam uma estratégia, são ações específicas criadas e selecionadas para se atingir a meta. Portanto, as táticas devem ser objetivas e mensuráveis. Porém “estratégia e tática” merecem e carecem de análises precisas e minuciosas para que a meta seja alcançada. Não é de qualquer jeito e nem de um momento para o outro, exigem atenção e cuidado.
“Quando o estrategista erra o soldado morre”. (A. Lincoln)
Um dos primeiros usos do conceito “estratégia” ocorreu aproximadamente no século IV a. C. pelo estrategista chinês Sun Tzu (A Arte da Guerra), que afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.
Papel da Estratégia e tática na Gestão Organizacional
Papel Estratégico: É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. E é aqui que a Organização define e gerencia seu Planejamento Estratégico, definindo assim, missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas, as estratégias corporativas, entre outros fatores, sempre olhando para dentro (análise interna), para seus stakeholder, para o macroambiente (análise externa e de tendências) e para os sinais de seu mercado (na forma proposta por M. Porter).
Papel tático:
O nível tático é aquele