Planejamento estratégico e tatico
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, tornando possível perseguir e alcançar objetivos. Isto significa que as organizações são planejadamente construídas e elaboradas na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e esforço. Os objetivos organizacionais proporcionam benefícios, como: guias para a ação, motivação e envolvimento dos colaboradores e racionalidade na tomada de decisão. Para serem úteis, precisam ter as seguintes características: ser realísticos, desafiador, definidos no tempo, relevante e motivador.
Além disso, é importante entender que as organizações perseguem uma infinidade de objetivos e para isso é necessário tratá-los em escala hierárquica respeitando os prazos, para isso existe o planejamento.
O planejamento não pode controlar o futuro, mas deve identificar e isolar as ações presentes e os resultados que se pode ter no futuro, portanto, o principal propósito do planejamento é providenciar para que as constatações presentes possam ser usadas para aumentar as oportunidades de se alcançar os objetivos e metas, e aumentar as chances de tomar as melhores decisões.
II – Planejamento estratégico, tático e operacional.
Planejamento é a ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro sendo, portanto o lado racional da ação. Seu propósito pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes que proporcionam uma solução viável na tomada de decisões de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. O planejamento tende a reduzir as incertezas, sendo uma característica do desenvolvimento e da evolução tanto organizacional quanto do ser humano. Para atingir um objetivo primeiro é preciso planejar o caminho a percorrer, deste modo, as organizações precisam planejar