tv coletiva
A recepção da TV Aberta Analógica, de recepção gratuita, sofrerá alterações substanciais. O maior problema da recepção de TV Aberta Digital não estará no uso de antenas internas ou externas. Estas terão facilidade de recebimento do sinal pelo próprio sistema de modulação COFDM, que permitirá uma maior penetração e maior robustez do sinal. Mas, continua sendo preciso saber escolher a antena mais adequada para cada caso. As emissoras transmitem para uma cidade, a partir de suas torres instaladas e locais altos. Imagine o caminho que o sinal faz até chegar à antena de recepção de sua residência. Ele passa por muitos obstáculos, refletem em superfícies metálicas, massas de concreto, recebe interferências de motores, de sistemas elétricos e continua indo em direção de sua residência. À medida que o ponto de recepção fica mais longe do ponto de transmissão o sinal vai ficando fraco. Devido a esta quantidade de reflexões e interferências, o sinal analógico fica cheio de fantasmas e ruídos. Há residências onde o sinal analógico não é bom, e o telespectador passa a assistir a televisão assistir via parabólica, que tem uma boa imagem, mas, uma antena externa de UHF poderá resolver o problema na recepção da TV Aberta Digital. A imagem se tornará muito melhor que a recebida pelo satélite e o telespectador passa a ter as noticias de sua região.
A aplicação de antena de UHF externa é para locais de sinal fraco e com muitas interferências e sua instalação requer algumas habilidades para instalá-la no telhado. É preciso também, utilizar um bom cabo coaxial, com 70% de malha para interligar a antena ao televisor/conversor digital. Por estes motivos é conveniente chamar um bom antenista. Ele conhece onde estão as torres das emissoras, e os problemas de recepção de sua região.
Em muitas residências onde sinal analógico é razoável, mas com fantasmas, basta instalar a antena interna de UHF, que o sinal será recebido com qualidade.