Tutorial Metodologia de pesquisa parte I 1
DE PESQUISA
Dra. Cristina de Cassia Pereira Moraes
Texto
para análise:
EM DEFESA DA TERRA E DA UNIÃO:
Discussão historiográfica sobre o projeto português de expansão de fronteiras no Brasil no setecentos.
Cristina de Cássia Pereira Moraes
No Brasil do século XVIII, as discussões a respeito das fronteiras perpassam não somente pelas fronteiras geográficas ou administrativas, mas também por fronteiras espirituais. A lógica do povoamento determinou a ocupação da imensidão da terra brasilis circunscrita à criação de vilas e arraiais no tocante às fronteiras geográficas e administrativas. Para alem disso, os Reis Portugueses elaboraram um projeto de criação de fronteiras espirituais com o objetivo de expandir e delimitar seu território na América - portuguesa e espanhola – como uma forma de fato e de juri para tomar posse das minas dos Guayazes e do
Cuiabá além da linha imaginária de Tordesilhas.
Estes complexos fronteiriços representam uma realidade ambígua e plural, o que na expressão de GONÇALVES, são lugares escorregadios e imprecisos, lugares de vaivém intenso e diário, onde a luta pela sobrevivência pode acirrar tensões e conflitos, espaços de solidão e de busca, mas também espaços de integração. Lugar de disputa, terreno de ninguém e de todos, onde leis, rostos e nomes são, ao mesmo tempo, lembrados e esquecidos. (2006)
Há que se resgatar, portanto, num primeiro momento, a ocupação, o povoamento e a administração local no sertão dos Guayazes para em seguida analisar a delimitação “espiritual” das fronteiras no Brasil.
Análise textual:é a leitura que busca: dar uma visão de conjunto do texto; nos permitir buscar esclarecimentos sobre o autor, fatos, doutrinas e autores citados no texto, bem como vocabulário; e fazer um esquema do texto.
Leitura do texto científico
Análise
Interpretativa: É onde você fará a
interpretação da mensagem do autor. Para isso é importante: situar o texto no contexto da vida do autor, bem como com