Tutorial corba
Introdução
Este trabalho, tem como finalidade o desenvolvimento de um estudo mais detalhado de como a linguagem de programação Java utiliza a arquitetura CORBA (Commom Object Request Broker Arquiteture) e a interface IDL (Interaface Definiton Language) para desenvolvimento de aplicações Cliente / Servidor.
O que é CORBA?
O CORBA é um padrão que foi definido em 1991 pela OMG (Object Management Group), uma organização que reúne cerca de 800 empresas do mundo todo, inclusive gigantes como IBM, Digital, Oracle, Sun e Sybase. O padrão CORBA é um sistema que permite que aplicações distribuídas em uma rede (local ou mesmo na internet) comuniquem-se entre si e troquem informações. Estas aplicações podem estar sendo executadas em diferentes plataformas (Intel, Sun, etc) e sistemas operacionais (Windows, Linux, Unix, etc) e podem ter sido construídas em diferentes linguagens de programação. Utilizando o padrão CORBA é possível ter aplicações completamente distribuídas, potencialmente com cada pedaço de software sendo executado em qualquer parte da rede e em qualquer plataforma, sem que o usuário perceba que isto está acontecendo e sem que o desenvolvedor precise se preocupar em criar soluções que resolvam os problemas de interoperabilidade entre os diferentes pedaços da aplicação. Atualmente, diversas ferramentas já suportam o padrão CORBA, como Delphi 4, JBuilder 2, Oracle 8i, Cold Fusion e C++ Builder. Uma grande vantagem de CORBA é ser um padrão diretamente suportado por empresas em todo o mundo e com dezenas de implementações disponíveis, incluindo algumas gratuitas.
Na prática, essa padronização significa que você não precisa ficar preso a determinados fornecedores, plataformas ou produtos, como acontece quando são escolhidas soluções proprietárias.
O que é o padrão ORB? O ORB é o middleware que estabelece os relacionamentos cliente-servidor entre os objetos. Utilizando um ORB, um cliente pode invocar transparentemente um método