Tutoria
Tutor: Prof. Dr. Fernando Mesquita Jr. (Área: Neurofisiologia)
ABERTURA DO PROBLEMA
• Leitura do problema: "Carolina tem 17 anos e pretende estudar medicina na UFMT. No entanto, deu-se conta de que pouco sabe a respeito de sua futura profissão. Concluiu que a melhor maneira de obter informações seria pesquisar o assunto. Obteve dados sobre as especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, o número de médicos no Brasil e em Mato Grosso e quantos eram formados a cada ano. Além disso, também pesquisou sobre a distribuição desses profissionais, tanto geograficamente quanto de acordo com as especializações escolhidas. Interessou-lhe muito as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina, particularmente o perfil do médico. Para completar sua pesquisa, procurou informações a respeito do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFMT e de como está o mercado de trabalho para os recém-formados.".
• 1º passo: Termos desconhecidos - diretrizes: direção ou norma a ser seguida.
• 2º passo: Perguntas
1) Como é exercer a medicina e quais os órgãos que a regulamentam?
2) Quais são as fontes seguras para obter informações?
3) O que é especialidade médica e quais são reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina?
4) Quantos médicos são formados aproximadamente no Brasil e no estado de Mato Grosso?
5) Como está o mercado de trabalho para os recém-formados?
• 3º passo: Hipóteses
1) Exercer a medicina é colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de medicina, ou seja, toda a sua formação educacional. Os órgãos que regulamentam a prática médica é o Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Medicina (CRM).
2) No caso deste problema as fontes seguras são os sites do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Regional de Medicina, da UFMT, da OMS e do IBGE. Porém, no geral, as fontes mais seguras são livros bem conceituados, artigos científicos e