Tururu
Dentre as 184 cidades, que compõe o Ceará, uma delas é o Tururu – palavra originaria do tupi, que significa “Lugar dos caracóis” – uma pequena cidade com área aproximada de 202,276 km². Localizada na microrregião de Uruburetama a 125 km da capital Fortaleza. Com apenas 27 anos de emancipação os tururuenses já somam 15.224 habitantes tendo uma densidade demográfica equivalente a 71,23 habitantes por km², acima da média cearense que é 57,72 habitantes por km².
Ela é uma cidade predominantemente rural, pois 63,3% de sua população vivem na zona rural, isso explica sua notável produção agrícola, com destaque para o cultivo de banana, castanha de caju, coco-da-baía, laranja e manga, e a criação de animais, como aves, bovinos e suínos. Vale destacar ainda seu empenho com a educação da população. É um total de 19 escolas no município, onde estudam 4.066 e estão conseguindo ótimos resultados. Entre as cidades do AMUV (Associação dos Municípios do Vale do Curu e Serra de Uruburetama), Tururu obteve o primeiro lugar no SPACE-ALFA 2013, mostrando melhor proficiência que Pentecoste, Apuiarés, Paraipaba, Paracuru, Itapagé, Itapipoca e muitos outros. Já em relação ao ranking geral do Ceará, Tururu ocupou a posição 13ª entre todos os 184 municípios do estado. Isso mostra um grande comprometimento das autoridades com a educação.
Um fato interessante é que dos 15.353 filhos tidos pelas mulheres de 10 anos ou mais de idade, 12.455 são filhos de mães sem instrução e fundamental incompleto, que repassa ainda mais responsabilidade ao estado para educar essas crianças. Outro problema preocupante é o trabalho infantil, estima-se que em 2010 mais de 50% da população entre 10 e 17 anos estavam envolvidos com atividade da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Sabe também que aproximadamente 30% dos jovens de 16 ou 17 anos de idade não frequentavam a escola. Conclui-se então que mesmo com o investimento na educação devem-se combater outros