Turnoer

1103 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA
GESTÃO DE RH

TEORIA E PRÁTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

"Turnover" - Medindo a Rotatividade de Pessoas Marcelo Cabral

Como anda a rotatividade de funcionários dentro de nossas empresas? Quais podem ser as conseqüências econômicas, financeiras, motivacionais e organizacionais quando os funcionários vivem no famoso "entra-e-sai"?
Inúmeros são os ítens que deveríamos medir e quantificar na condução dos trabalhos dentro de uma empresa; com abordagens relacionadas à diversos pontos do sistema. Podemos efetuar tais medições (levantamento de indicadores) com relação à produção de volumosos, produção e produtividade dos animais e máquinas, padrões de qualidade de produtos e subprodutos, etc.
Algumas dessas medições também podem ser efetuadas com relação à aspectos no campo da gestão de Recursos Humanos, no sentido de dar maior visibilidade aos indicadores que auxiliam a entender como a empresa organiza e movimenta sua força de trabalho, investe e obtém retorno deste investimento.
Citaremos um destes indicadores voltados para Gestão de Recursos Humanos e discorreremos sobre ele, de maneira que você possa chegar em sua empresa amanhã ou até hoje mesmo, e começar à buscar tais números e informações para transforma-las em resultado.
É bom que fique claro que, quando passamos à medir (levantar informações, medições) e calcular alguns "indicadores" dentro de nossas empresas, isso não significa milagre ou passe de mágica. Apenas teremos em mãos informações criteriosamente organizadas para que possamos usar como subsídio nas tomadas de decisão.
Um dos mais famosos indicadores aplicados à gestão de RH é o que chamamos de Índice de Rotatividade (também conhecido como turnover que é a palavra em inglês que representa a idéia do índice). O índice de rotatividade tenta captar a flutuação (entrada e saída) no quadro de pessoal, tendo em vista o impacto

Relacionados