Turning Torso Santiago Calatrava
TURNING TORSO – SANTIAGO CALATRAVA
80 South Street – Nova York
Santiago Calatrava
HISTÓRICO
Torre Cayan – Dubai
Ross Wimer, George J. Efstathiou
Hemisféric – Calatrava
Cidade das Artes e Ciências
Absolute World – Canadá
Emporius Skycraper Award
Chicago Spire - Calatrava
O
SUÉCIA
EUROPA
TURNING TORSO
MALMÖ
O núcleo de concreto abriga as circulações verticais, os equipamentos mecânicos e as instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado do edifício. Isso garante a configuração de plantas livres e flexíveis para os apartamentos, encontrados em tamanhos que variam de
45 a 190 m².
Os vidros se inclinam para acompanhar a rotação do pavimento acima dando a sensação de torção requerida, contribuindo para a diminuição da entrada de raios solares dando conforto térmico ao ambinte.
Os 12 pavimentos inferiores são exclusivamente comerciais e se destacam pelo programa multifuncional e pelo uso ininterrupto.
O edifício é composto por 9 blocos de 5 pavimentos cada, sendo os primeiros dos blocos comerciais e os
7 demais residenciais.
Pavimento entre andares / recepção
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
As fachadas da torre são revestidas por 2,8 mil painéis curvos de alumínio que emolduram painéis planos de vidro. https://www.youtube.com/watch?v=uysZ pginLUM
Na forma de uma única coluna helicoidal denominada "exoesqueleto" pelo arquiteto, e de suportes horizontais e inclinados que dela partem até as paredes de concreto horizontais que fazem o travamento horizontal do conjunto. Essas paredes, por sua vez, transmitem o esforço para o núcleo.
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
A espinha dorsal do Turning Torso é um núcleo de concreto armado que se ergue de uma fundação de concreto (uma caixa cilíndrica com 15 m de profundidade e 30 m de largura), apoiada em um leito de rocha calcária de 7 m de profundidade. O diâmetro do núcleo, de 10,6 m, é constante da fundação até o topo.