Turismo
Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém
1º Ano de Licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade
20 de dezembro de 2013
Índice
Plano Nacional de Turismo………………………………………………pp. 3
Resumo…………………………………………………
Objetivos……………………… Metodologia………………. Conclusão……………….
Resumo………………………….
Objetivos………………… Metodologia…………… Conclusão………………….
(artigo científico)…………
Resumo…………………
Objetivos…………….. Metodologia…………… Conclusão………..
Referências
Resumo
“The vulnerability of beach tourism to climate change – na index approach”
Este estudo tem como objetivo estudar as consequências das alterações climáticas em relação ao turismo da praia.
As atrações turísticas de uma região dependem fortemente da temperatura e clima local, apesar disso este tema nunca foi abordado diretamente num estudo. Por esse motivo este estudo contribui para se perceber as inúmeras consequências diretas e indiretas das alterações climáticas no turismo da praia.
Para se estudar a vulnerabilidade do setor de turismo desenvolveu-se um quadro que tem como indicadores base a exposição, sensibilidade e capacidade adaptativa o que nos leva a uma avaliação global deste problema em 51 países.
Na realização do estudo existiram diversas etapas tais como: o âmbito da análise, a seleção dos indicadores, a sua aplicação ao problema em estudo e a capacidade de adaptação.
Na primeira parte, no âmbito da análise existiu a escolha de duas situações hipotéticas, ou seja a sensibilidade e a capacidade de adaptação da atualidade e do futuro com a alteração do clima.
De seguida selecionou-se os indicadores através de quadros teóricos, que se tornou a parte mais crítica e difícil do estudo devido à subjetividade.
Os indicadores selecionados para a exposição foram a média do clima, os eventos extremos, o nível médio das águas do mar e a biodiversidade. A média do clima reflete