Turismo
1. Introdução
A Psicologia, ao longo dos tempos, está conseguindo desligar-se do conceito que lhe foi atribuído como a ciência que se ocupa apenas dos processos mentais, onde está intimamente relacionada com a visão do psicólogo clínico. De acordo com Achcar, Duran E Bastos (1994) este conceito está aos poucos se modificando, sendo agora relacionada também ao comportamento humano, onde o profissional tem várias áreas de atuação, seja ela nas escolas, organizações, presídios, entre outros, ou seja, o profissional é chamado a atuar onde exista capital humano. Neste trabalho, será abordado o campo da Psicologia Organizacional, no qual o profissional trabalha de forma a promover o bem-estar dos trabalhadores bem como trazer uma visão mais humanizada para as empresas.
A elaboração desta atividade nasceu a partir da experiência da disciplina Estágio Básico I em uma empresa do ramo hoteleiro na cidade de Parnaíba - PI. A prática inicialmente tinha caráter puramente observatório, o que foi modificado ao longo do período de cinco semanas, quando também foi utilizado entrevistas informal e formal para que se pudesse conhecer melhor a dinâmica da empresa.
O presente relatório, portanto, apresenta a discussão da atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho no setor hoteleiro realizado por uma aluna do segundo período de Psicologia da Universidade Federal do Piauí.
2. O Setor Hoteleiro
Segundo Barros, Badiz e Krom (2005 p. 849) “A tarefa de administrar não é simples, especialmente quando se trata de um empreendimento tão diversificado quanto um hotel”, o que sugere a disposição para investir em criatividade que satisfaça a todos os clientes de forma a oferecer serviços de qualidade. Por isso, o trabalho neste ramo exige, por parte dos trabalhadores, uma grande disposição tanto em relação aos seus horários de trabalho (são bastante diversificados, de acordo com a demanda do hotel) quanto no que diz