Turismo
PLANEJAMENTO E
PROJETO DE HOTÉIS
ARQUITETO E URB.: LEANDRO S. LEITE
FLORIANÓPOLIS – 20 DE ABRIL DE 2005
CONCEITO DE TURISMO
TURISMO:
Viagem (giro, tour), faire un tour – deslocamentos humanos de uma localidade, cidade, país ou região a outra.
Campo de atividade profissional, que exige pessoal preparado para criar e gerenciar os serviços necessários a sua execução.
“Viagem ou excursão feita por prazer a locais que despertam interesse”
VIAJANTE + TEMPO DE PERMANÊNCIA
TURISTA:
“Toda pessoa que efetua uma viagem a logradouro aprazível ou que disponha de atrações culturais, científicas ou de interesse específico, ou ainda, atrações especiais de lazer e diversão, relativamente afastadas de seu domicílio e fora de sua cidade ou região, nela permanecendo por mais de vinte e quatro horas e menos de três meses”.
ATIVIDADE TURÍSTICA:
“Soma de operações de natureza econômica que estão diretamente relacionadas com a entrada, permanência e deslocamento de estrangeiros para dentro e fora de um país, cidade ou região”.
(Eldin Abdelwahab, Introdução à Administração do Turismo).
ESTABILIDADE DO MERCADO TURÍSTICO
OFERTA TURÍSTICA: representada pelo conjunto de atrações naturais e artificiais, assim como pelos serviços de uma cidade ou país que atraem as pessoas, despertando-lhes o desejo de visita-los.
OFERTA NATURAL ( Natureza)
OFERTA ARTIFICIAL ( Histórico ou Cultural)
+
INFRA-ESTRUTURA BÁSICA
INFRA-ESTRUTURA DE TURISMO (Hospedagem + alimentação + recepção e informação turística). DEMANDA TURÍSTICA: representada pela quantidade de pessoas com tempo de lazer, renda disponível e vontade de viajar, por prazo determinado, pelas mais diversas intenções ou necessidades. Essa demanda pode ser classificada conforme se segue. DEMANDA POTENCIAL ( n° preenchem condições de viagem)
DEMANDA REAL ( n° que realmente viajam)
“ Os períodos de FLUTUAÇÃO do movimento turístico são denominados ALTA E BAIXA
ESTAÇÃO, ou ALTA E BAIXA