Turismo
O senso comum é baseado em interpretações subjetivas e pessoal,sua lógica e sua organização está subordinada mais aos caracteres de natureza perceptiva. Assim fazendo com que o mesmo seja empírico. Já conhecimento científico resulta de um processo reflexivo que só adquire validade após passar pelo crivo de uma comunidade de especialistas no assunto,pois o mesmo não é de ordem privada ou subjetiva.
N°2- Discorra sobre os dois tipos de saberes apresentados como forma de hierarquização. A ciência seria um saber superior e o único a fornecer respostas ás necessidades humanas,que existe uma raptura entre o senso comum e o conhecimento científico,quer nas ciências naturais ou sociais ,tem como consequências a necessidade de descontrução ou catarse do senso comum,o que em hipótese alguma significa ingnorar os saberes oriundos do cotidiano. Um outro equívoco é o de que é possível a transmutação de senso comum e o conhecimento científico ,baseando-se no argumento de que antes do conhecimento científico sempre existiu o conhecimento do senso comum,alguns filósofos e epistemólogos da ciência que apontam a raptura entre esses saberes ,o maxímo de concessão que se dá ao senso comum é a de que existe uma continuidade funcional entre ambos,mas outros defedem uma raptura por completo da ciência com o senso comum.
N°3- Como o senso comum caracteriza o cientista e a ciência? O senso comum das pessoas caracteriza o ciêntista como indivíduo dotado de comportamento esquisito,de difícil comunicação,insolados,distraídos,desorganizados .Já o senso comum de professores de ciências retrata o cientistas como “um super- homem” um indivíduo “iluminado” com dotes vocacionais raros e capazes de resolver os problemas da humanidade.