Turismo
Como viu nos seus estudos, ainda há muito que fazer no Brasil para otimizar a experiência do turista; estimular o olhar, provocar a curiosidade e oportunizá-lo a descobrir muito mais sobre o lugar e seus habitantes, seus hábitos e costumes, sua história e suas lendas.
Estudou, na disciplina que a interpretação do patrimônio busca desenhar uma rede de descobertas para o visitante, valorizando atrações naturais e culturais em destinações turísticas.
No que se refere ao tema, precisam ser priorizadas ações para o desenvolvimento de práticas em prol da conservação e preservação cultural e natural, e o estabelecimento de uma comunicação efetiva com o visitante, mantendo importantes interfaces com o turismo, a preservação e o desenvolvimento das comunidades locais. Sobre o que se aborda, pergunta-se:
1. Se você fosse entrevistado, como turismólogo, por um meio de comunicação de grande alcance onde o tema gerador fosse: “O patrimônio cultural como oportunidade de turismo e desenvolvimento socioeconômico e sustentável”, e dentre as perguntas, lhe indagassem sobre:
a) Como você vê “a inter-relação existente entre a atividade turística e a preservação do patrimônio natural diante do alto índice de crescimento urbano? (2,5 pontos) Com o passar dos anos passou a existir uma relação de maior consciência na população, talvez não com essa noção complexa de patrimônio natural, mas, com certeza é de interesse da maioria das pessoas em preservar estes patrimônios. Nota-se portanto que, esta consciência é maior nas cidades onde o turismo é mais difundido, onde o turismo é mais explorado, isto já em função dos trabalhos de conscientização que são feitos por turismólogos e outros especialistas da área. Observamos que hoje existe uma preocupação muito grande em preservar áreas naturais, no sentido de que as mesmas sejam fontes de visitação, de estudo, de pesquisa, de renda para as populações locais, mas acima