Mercado financeiro
Porto Alegre
2012
1 Introdução
Considerando que a maioria das pessoas que consegue guardar algum dinheiro faz isso com muito esforço, é comum que essas pessoas adotem uma postura protecionista em relação ao risco que querem correr na hora de decidir onde irão confiar suas economias.
Com isso a Poupança tem sido a escolha da maioria desses poupadores, pois apresenta o mínimo de risco a quem á escolhe.
Já para quem quer um resultado mais expressivo uma escolha é investir na Bolsa. Hoje há muitas informações sobre o assunto, inclusive cursos oferecidos por empresas intermediadoras, mas mesmo assim, e notável a resistência em confiar às economias em um Mercado tão volátil e minucioso.
Ao longo deste trabalho veremos um exemplo de uma possível investidora, analisando e decidindo onde vai apostar suas “economias”. Para isso foi utilizado o site: http://folhainvest.folha.com.br/, que simula de maneira mais real possível essa tomada de decisão.
É importante ressaltar que, a investidora não detém precisos conhecimentos financeiros e tem pouca vivência na prática de investimentos em ações. Contudo, com muito esforço, demonstrarei os resultados dessa tentativa.
2 CENÁRIO
A economia se mostra bastante volátil em 2012, principalmente devido as influencias da Europa, com dívida de bilhões de euros. Mesmo com a compra de papéis por parte do Banco Central Europeu, não foi suficiente para ajudar a amenizar a crise. Nesse contexto, o euro sofrerá forte contração em 2012 contra as principais moedas do mundo, principalmente para um cenário pouco adverso para os EUA.
Nos EUA, as tendências são de que ocorra um crescimento considerável ao longo de 2012. Um dos motivos para esse cenário positivo é a elevação dos pedidos industriais, acelerando as produções das indústrias desse país. Isso é um reflexo da retomada da confiança dos consumidores, refletindo também uma tímida melhora na taxa de empregos.
Na China, notícias de que a taxa