turismo e sustentabilidade
Ao longo dos anos, a comunicação empresarial foi incorporada à cultura das organizações em todo cenário corporativo e, aos poucos, ganha uma posição estratégica dentro das companhias. Sua importância tem sido reconhecida, devido ao resultado eficaz nas atividades de relacionamento desenvolvidas entre os seus públicos interno e externo. Hoje, é praticamente impossível imaginar, por exemplo, uma organização com ações estratégicas sem contar com uma estruturada política de comunicação interna (CI).
Isso é fácil de ser percebido, pois é notório os casos de organizações que se destacam no mercado porque mantêm um relacionamento estreito com os colaboradores. Em outras palavras, as companhias conseguem "falar" a linguagem dos funcionários e, com isso, melhorar a performance e até mesmo "combater" os efeitos negativos causados por boatos e informações que surgem a partir de fontes não confiáveis. Vale salientar que a CI tem sido uma relevante aliada de companhias dos mais variados segmentos e portes.
A empresa de serviços na área de informática Defferrari é uma organização que aposta nas ferramentas de comunicação interna como meio de integração dos seus colaboradores e clientes. Situada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a companhia foi fundada em 1993 está direcionada ao atendimento na área de Tecnologia de Informação. Hoje conta com a colaboração de 38 funcionários.
Os esforços da empresa gaúcha concentram-se principalmente no desenvolvimento de sistemas e prestação de serviço de TI para um conjunto de mais de 200 clientes corporativos. A gerente de Recursos Humanos Fabíola Wollmann afirma que o grande diferencial da companhia está na agilidade de atendimento e na adequação das soluções às necessidades dos clientes. Mas, como a comunicação interna está inserida nesse contexto? Lá, os profissionais têm a oportunidade de manter um bom relacionamento graças à implantação de recursos que fortalecem a interação e