TURISMO E SOCIEDADE
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
2ª AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2013/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia P. de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça
Questão 01 (Aulas 12 e 13) - Discorra sobre a emergência do lazer como um valor social destacando: a) as principais definições do lazer e o entendimento deste fenômeno nos dias atuais; b) a contribuição das lutas trabalhistas para a regulamentação do chamado “tempo livre”
(tempo liberado das atividades ditas “obrigatórias”, no qual se inscreve o lazer). Mínimo de 15 linhas. (Valor 4,0 pontos)
Resposta:
A)
Desde a Antiga Grécia o lazer era praticado pelos gregos destinado ao desenvolvimento do corpo do espírito mais conhecido como scholé um tempo social voltado para o lazer e a educação. Já na Idade Média o tempo livre era visto como algo que corrompia o homem, pois uma mente vazia poderia ser uma “oficina do diabo”, com a Revolução Industrial o conceito de trabalho e tempo livre que está associado ao lazer, mudou bruscamente com a redução da jornada de trabalho e a introdução das férias remuneradas esse tempo tornou-se maior, possibilitando um descanso, assim como, à busca para atividades prazerosas. Dumazedier sociólogo da França, através de sua pesquisa define quatro existências de lazer, a primeira é visualizada como um estilo de comportamento podendo ser encontrada em qualquer atividade seja profissional, cultural, social, entre outras; a segunda definição do lazer é visto como o posto ao trabalho, isto é, são complementares, um existe devido à existência do outro. A terceira, o lazer pode ser incorporado nas atividades sociopolíticas e espirituais, porém não pode ser encontrado nas obrigações domésticas e familiares e quarta e última definição, o lazer possui um tempo disponível, a fim de realizar atividades de acordo com a