turismo e sociedade
O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO NO TURISMO
TURISMO SOCIAL NAS AMÉRICAS
Avaliação a distancia número 2 de ética, do curso de tecnólogo em gestão de turismo, do Centro Federal de Educação Tecnológica.
Orientador: Uhelington Fonseca Viana, coordenador da disciplina
Miguel pereira
2013
Introdução
Nesse texto iremos abordar as praticas do turismo social nas Américas, enfatizando a reflexão sobre inclusão, educação e cultura. Dessa forma que desde 1948 o Programa de Turismo Social, destacando-se por seu pioneirismo e consolidando-se atualmente como importante referência nacional e americana no tema. O Programa sublinha a qualidade e o conteúdo dos deslocamentos, tendo como aspectos a inclusão e a fruição da cultura, a solidariedade e a valorização da diversidade, propiciando a aventura do encontro com o outro e a transformação.Para refletir sobre o Turismo Social e avançar no princípio das ações inclusivas, o SESC e a Organização Internacional de Turismo Social - OITS, por meio de sua Secretaria para as Américas, realizaram, entre 24 e 27 de agosto de 2011, no SESC Consolação, o Encontro das Américas de Turismo Social, sob o tema “Turismo e inclusão: por uma visão humanista e social do turismo nas Américas”. Com o evento, buscamos reunir alguns dos principais pensadores sobre turismo social.
O SESC proporcionou ao Brasil que recebesse pela primeira vez esse evento, com discussões essenciais para o direcionamento das políticas de turismo e inclusão no Brasil.
Turismo social nas Américas
Esse texto e baseado em uma história real que foi uma das matérias do caderno SESC de cidadania de 2011, que abordou o turismo social nas Américas.
Sob o título de “Turismo e inclusão: por uma visão humanista e social do Turismo nas Américas”, estudantes, pesquisadores, professores e profissionais do turismo reuniram-se no SESC Consolação, de 24 e 27 de