Turismo e Sociedade
Período -2013/2º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça
QUESTÃO ÚNICA – Aulas de 1 a 5
Com base nas unidades de análise eleitas como objeto da Sociologia apresente as formas de explicação sociológica nas perspectivas teóricas de Durkheim (fatos sociais),
Weber (ação social) e Marx (modos de produção) e reflita sobre a contribuição desses conceitos para o estudo do turismo como fenômeno social. Mínimo de 30 linhas.
BOA AVALIAÇÃO.
De acordo com Durkheim o ponto de partida na análise sociológica são os “fatos sociais”, os quais determinam as consciências e as ações individuais. Para Weber a análise sociológica está centrada na conduta do indivíduo. E para Marx a análise sociológica esta pautada na justiça, na igualdade e na liberdade, afim de construir estratégias para a transformação social.
Ambas as teorias tem importâncias predominantes para o estudo do turismo como fenômeno social, porque cada uma delas visa de forma diferente analisar o homem como ser humano, que pensa, trabalha, logo cresce como ser e profissional. O turismo deve ser observado com uma disciplina que esta ligada a vários fatores, sócio, econômicos e principalmente culturais, que coloca o indivíduo como centro de suas necessidades, anseios e perspectivas. Os fatores culturais influenciam diretamente no crescimento do turismo, pois através desses fatores determinamos os potenciais turísticos de cada indivíduo. Em outras palavras, a atividade turística tem de se adaptar às estruturas do grupo ou da sociedade na qual se desenvolve.
A educação assume de certa forma papel importante no desenvolvimento da prática de viajar, bem como para formação do turismo com responsabilidades, sem prejuízo para nenhuma parte envolvida, pois o turismo esta ligado a diversos setores da vida social.
Apesar de ter se consolidado no século passado, o turismo ainda não possui