Turismo sustentavel
O Turismo sustentável é um tipo de turismo que tem como maior preocupação a defesa do ambiente, tendo como outro nome “ecoturismo”.
É a articulação entre o planeamento e o desenvolvimento turístico sustentável, tendo em vista satisfazer as necessidades económicas, sociais e estéticas sem colocar em causa a continuidade dos recursos turísticos.
Importância hoje em dia: O turismo sustentável surge como alternativa ao turismo de massa, pois tem a preocupação com a quantidade de pessoas que irão visitar as regiões receptoras. Neste sentido, o planeamento e a gestão do turismo devem estar atentos às questões ambientais, culturais e sociais, buscando minimizar os impactos da actividade e, fazendo com que os moradores locais estejam inseridos economicamente e socialmente.
A beleza das Cataratas do Iguaçu atrai mais de 1 milhão de visitantes a cada ano. Turistas do mundo inteiro querem ver de perto o espectáculo das águas promovido pelas mais de 270 quedas. A atracção já foi eleita o melhor ponto turístico internacional por britânicos e um dos 14 destinos mais românticos do mundo por norte-americanos.
No meio a tantos visitantes, pássaros, pequenos animais, borboletas e uma bela vegetação misturam-se ao cenário turístico. Isso porque a preservação ecológica é a directriz do turismo local. Um turismo que é exemplo de sustentabilidade, com geração de empregos e renda para milhares de pessoas. Se por um lado a presença de tantos visitantes representa desenvolvimento para a região e movimenta a economia local, de outro, a experiência e o contacto com a natureza em sua magnitude favorecem a existência de um ciclo virtuoso que assegura a preservação daquele ecossistema.
João Carvalho Nº 15