Turismo na beira interior
Uma visita à zona histórica do Fundão, não se completa sem uma passagem pelo Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, que tem origem num núcleo fundado em 1942 por este ilustre fundanense.
Situado no antigo Solar Taborda Falcão de Elvas, no coração da cidade do Fundão, este museu é um espaço polivalente dedicado à arqueologia de dimensão hispânica. Entre os núcleos de epigrafia, de pré-história e outro dedicado à cultura castreja (idade do Bronze e Ferro), reúne peças únicas de valor científico, didáctico e histórico. Caminhar pelos seus corredores é caminhar pela História deste Concelho, numa oportunidade única para conhecer o seu passado.
Em 2008, recebeu uma Menção Honrosa de Melhor Museu Nacional.
Aproveite esta experiência que lhe fará voltar aos antepassados milenares e termine esta visita folheando um dos muitos livros existentes na biblioteca especializada em Arqueologia e História.
Entrada:
Até aos 12 anos – gratuito
Maiores de 12 – 0,75 €
Horário:
De Terça a Sexta das 10.00h às 12.30h – 14.00h às 17.00h
Sábados, Domingos e Feriados das 14.00h às 17.30h
Encerra à Segunda-feira
Duração da visita: máx. 45m www.museuarqueologicofundao.com Castelo de Castelo Novo
Por trás dos Paços do Concelho, no ponto mais alto e central da aldeia, impõe-se o Castelo, representando a arquitectura militar gótica e manuelina, com a sua torre sineira e de menagem.
Torre de Menagem
A Torre de Menagem, é o terminal de um percurso de visita que se inicia no contacto do Castelo com o Largo do Adro e se prolonga no seu interior, sobre o traçado das escavações arqueológicas. Permite visualizar as estruturas a descoberto e o extracto do terreno que, de forma muito interessante mostra as várias sobreposições do tempo sobre o afloramento rochoso.
A partir deste percurso surge um outro, solto do solo, que de forma leve e transparente nos conduz a uma plataforma que se situa na base da Torre de Menagem. O