Turismo de Natividade
Atualmente está em andamento o plantio de aproximadamente três mil mudas de arvores em 25 áreas estratégicas da Cidade. O projeto é uma iniciativa da diretoria de Parques e Jardins da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos e visa privilegiar espaços de convívio e estar da população, tais como praças, parques, feiras, ciclovias e pista de caminhada.
O Foco das ações é arborização e não apenas criação de jardins paisagísticos, tendo também como finalidade a promoção de sombras que ajudem a minimizar o calor típico da região.
“Abrimos as covas durante a estação seca para o pronto plantio das mudas no inicio das chuvas, e assim obtemos o máximo desenvolvimento das arvores”, ressalta o direto de Parque dos Jardins, Remis Tetu. Ainda segundo o Diretor, a profundidade das covas para o plantio das muda é o fator determinante para a agilidade no crescimento e melhor qualidade dar arvore plantado. “O mérito esta na cova grande, onde a arvore cresce 5 a 8 vezes mais rápido do que uma cova “frisou”“.
Ainda como o foco na qualidade da mudas produzidas e plantadas pelo município, a Diretoria de Parques e jardins tem feito o planejamento agronômico e urbanístico das ações, priorizando qualidade não quantidade, a exemplo do uso de vegetais(folhas) como adubo orgânico, além da abertura de covas viveiro Norte e a criação do viveiro Palmas Sul, no Parque dos Patis ,com a prioridade para a produção de arvores.
Além do plantio, a defesa da arvores já existe tem sido outra frente de trabalho da prefeitura de Palmas, entre as ações realizadas está à raspagem do capim andropogun em áreas verdes e parques, como instrumento básico de proteção contra o fogo e ainda proteção a saúde da população.
Também foi priorizado o treinamento da equipe para critérios técnicos de plantio e manejo das arvores e a realização de poda de formação em arvores jovem, evitando a criação de ladroes e galos laterais, reduzindo