Turbinas Flanges e Válvulas
Rafael Schreiner
INTRODUÇÃO
O conteúdo a seguir que compõe o trabalho é um breve resumo sobre válvulas, tubos e flanges, para ajudar no seu conhecimento e ficar um pouco mais por dentro do assunto.
VÁLVULAS
Em uma instalação industrial de aquecimento, devem ser previstas facilidades para montagem, operação e manutenção de válvulas quando necessário.
As válvulas de uma unidade típica de processo devem ter obrigatoriamente um meio de acesso permanente, isto é devem ser acessíveis do solo ou de um piso de operação, ou deve ter escadas, plataformas quando não forem acessíveis.
Para válvulas de operação manual, em tubos horizontais, a altura ideal do volante é de 1,0 metro acima do piso. Para válvulas em tubos verticais a altura ideal é de 1,3 metros acima do piso e admitem-se válvulas até 2,1 metros de altura, principalmente de pequeno diâmetro e de operação não freqüente.
Em todas as válvulas de operação manual deve ser deixada uma folga livre de 1,5 metros em volta do volante para as mãos do operador, Recomenda-se também deixar uma folga mínima de 0,7 metro entre um flange de conexão e qualquer obstáculo.
Tubulações de Sistemas de Aquecimento
Após o término da montagem é necessário fazer a limpeza das tubulações para retirar depósitos de ferrugem, pontas de eletrodos, respingos de solda, poeiras e outros detritos.
A limpeza geralmente é feita com água, ar comprimido, vapor, e devem ser colocados filtros provisórios na entrada dos equipamentos. Quando a necessidade do serviço exigir pode recorrer a limpezas mecânicas e químicas.
Em todas as uniões flangeadas existe sempre uma junta que é o elemento de vedação. Quando em trabalho uma junta sofre uma forte compressão causada pelo aperto dos parafusos, e também um esforço de cisalhamento devido à pressão interna do fluido circulante.
Para