Turbidez
Por meio da medição de turbidez podem ser detectados materiais insolúveis em suspensão em um líquido. Em um feixe de luz o material insolúvel dispersa a luz que é avaliada pelo detetor de turbidez GESTRA Turbiscópio.
Além de fatores fixos inerentes ao projeto do equipamento utilizado (tais como angulo no qual a luz dispersa, é medida e a intensidade e o comprimento de onda da fonte de luz) a intensidade da luz dispersa depende da quantidade de partículas em suspensão. A auto-absorção de partículas é compensada, entretanto as medições são influenciadas pelo formato, tamanho e índice de refração das partículas em relação ao líquido.
Embora difícil, a medição comparativa de turbidez ganha importância por tratar-se de um método simples para detectar sistemas dispersos(*). Além disso, a medição de turbidez proporciona um meio rápido de se determinar o grau de pureza de um líquido a ser monitorado, de forma que em caso de contaminação de um processo, este possa ser interrompido a tempo.
A aplicação da medição de turbidez varia de indústria para indústria. Entretanto, a mesma aplicação pode ser encontrada em várias áreas industriais tais como tratamento d’água, monitoração de condensado e água de processo, etc..
Em muitos casos é bastante útil conectar-se um registrador ao Turbiscópio de forma que, além da indicação do valor medido e acionamento de alarmes, válvulas de controle, etc., também seja mantido um registro gráfico do processo.
1 - Monitoração de Água Bruta
Um Turbiscópio instalado à jusante da bomba de água bruta pode ser utilizado para monitorar a qualidade da água. Após chuvas pesadas, areia e argila podem contaminar a água bruta. O detector de turbidez pode ser utilizado para diretamente comandar a capacidade de saída da bomba de forma que as unidades de tratamento de água à jusante da bomba não sejam sobrecarregadas desnecessariamente.
2 - Tratamento de água
2.1 - Filtros de Areia
A