Turbidez
-------------------------------------------------
▪ Conceito: turbidez é o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessá-la, devido à presença de sólidos em suspensão. (esta redução se dá por absorção e espalhamento, uma vez que as partículas que provocam turbidez nas águas são maiores que o comprimento de onda da luz branca).
▪ Origem natural: partículas de rocha, argila e silte, como também algas e outros microrganismos.
Nota: A determinação da concentração de partículas é utilizada para o monitoramento de processos como o controle da determinação de biomassa, controle de filtração e cristalização e na medição de concentração de sólidos em efluentes.
➢ A turbidez da água bruta é um dos principais parâmetros de seleção de tecnologia de tratamento e de controle operacional dos processos de tratamento e, em mananciais superficiais, pode apresentar variações significativas entre períodos de chuva e estiagem.
➢ Na água filtrada, a turbidez assume uma função de indicador sanitário e não meramente estético. A remoção de turbidez por meio da filtração indica a remoção de partículas em suspensão, incluindo cistos e oocistos de protozoários. Os critérios reconhecidos internacionalmente como indicadores da remoção protozoários são (USEPA, 2000; USEPA, 2001):
Nota: segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o limite máximo de turbidez em água potável deve ser 5 UNT. As águas subterrâneas normalmente não apresentam problemas devido ao excesso de turbidez. Em alguns casos, águas ricas em íons Fe, podem apresentar uma elevação de sua turbidez quando entram em contato com o oxigênio do ar.
Princípio de Medição:
Método Nefelométrico: é a medida da quantidade de material sólido suspenso, a partir da luz dispersa num ângulo de 90º (geralmente) em relação a um feixe de luz incidente.
A