Tupinambás
lingua falada: tupi local: várias áreas do litoral brasileiro curiosidades: conhecidos por praticar o canibalismo, pois acreditavam que se ingerissem uma pessoa, receberiam suas qualidades. quantos são atualmente: cerca de 4.729 (funasa 2009)
Eram cerca de 100.000, no inicio da colonização dos Portuguêses. atual localização: BA habitavam duas regiôes da costa brasileira:
1__ desde a margem direita do rio São Francisco até o Rencôncavo Baiano
2__ abrangia o litoral sul do atual estado do Rio de Janeiro e o litoral norte do atual estado de São Paulo.
Significado do nome "tupinambás":
O escritor Eduardo Bueno supõe que "Tupinambá" vem do termo tupi "tubüb-abá", que significa "descendentes dos primeiros pais"
O tupinólogo Eduardo de Almeida sugere que seja "todos da familia dos tupis" através da junção de tupi (tupi), anama (família) e mbá (todos) tupinambás eram guerrilheiros e vingativos. Formaram a Confederação de Tamoios (séc 15) por causa da tentativa de escravisação dos índios por parte dos portuguêses.
Essa confederação abragia todas as tribos de tupi de todo a atual costa brasileira, com o invejável poder de guerra.
Os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta foram levados para "fazer as pazes" com os índios que, com muita democracia, conseguiram "desfazer" a confederação dos tamoios e promover a paz de iperoig (primeiro tratado das américas)
Porém, quando os Portuguêses atacaram os Franceses do Rio de Janeiro, estes pediram ajuda aos tupinambás, que ajudaram seus aliados. Os portuguêses destruiram quase todos. Os que conseguiram escapar com vida, se esconderam no mato, na segunda metade do século 15.
Contudo, o golpe fatal dos tupinambás foi quando os portuguêses destruiram o último reduto francês em Cabo Frio, com a destruição de todas as aldeias tupinambas.
Os atuais indios que vivem no sul da bahia, se dizem descendentes dos