Indios Tupinambas
A nossa alimentação sempre teve como alicerce a mandioca, na forma de farinha e de beijus, mas também de frutas, pescado, caça, milho, batata e pirões e, com a chegada dos portugueses, do inhame trazido da África.Culinária Tupinambá
Todos os povos indígenas conheciam o fogo e o utilizavam tanto para o aquecimento e a realização de rituais quanto para preparar os alimentos.
A pesca, de peixes, moluscos e crustacio, era realizada com arco a pequenas distâncias, sem haver uma espécie mais apreciada que outras. Os maiores eram assados ou moqueados e os menores cozidos sendo o caldo utilizado para fazer pirão. Por vezes, secavam os peixes e socavam-nos até fazer uma farinha que podia ser transportada durante viagens e caçadas.A Paçoca era produzida da mesma maneira, pilando-se a carne com a farinha de mandioca, alimento posteriormente adaptado com castanhas de caju, amendoin e açúcar no lugar da carne e transformado em um doce.
As bebidas alcoólicas do nosso Povo não eram destiladas, apenas fermentadas. Para beber bebidas refrescantes feitas com frutas, faziam bebidas alcoólicas mascando mandioca, milho e batatas cozidas e deixando-os fermentar, após o quê a massa era fervida tarefa exclusivamente das mulheres. As bebidas alcoólicas eram utilizadas em rituais para consumo em grupo. Cada Oca produzia a sua bebida e os indígenas iam de cabana em cabana bebendo em épocas de colheita. Também não costumavam beber enquanto comiam.
Atualmente ainda repassamos e fortalecemos entre as gerações as praticas tradicionais, como a nossa culinaria Tupinambá, para continuar com nossa historia e afirmar a resistência do nosso Povo.
Imagens:
Parte superior do formulário ok
OS TUPINAMBÁS
Os Tupinambás foram os primeiros indígenas que Pedro Alvares Cabral encontrou quando chegou ao Brasil em 1500. No início do período colonial, os Tupinambás ocupavam o Sudeste do Brasil numa faixa costeira que ia do rio