tungiase
Parasitologia – Pesquisa sobre TUNGÍASE
Juazeiro-Ba, 14/07/2014
O que é?
É a enfermidade causada pela tunga penetrans, um tipo de pulga que habita lugares secos e arenosos, sendo muito encontrada nas zonas rurais, chiqueiros e currais. Este ectoparasita é mais comum em países subdesenvolvidos, como África, Índia, Caribe e Américas do Sul e Central, está intimamente relacionada à pobreza. Pesquisas apontam que condições precárias de habitação, baixa escolaridade, presença de animais e o baixo nível socioeconômico são os principais fatores associados à turgíase.
Como se adquire?
A pulga fêmea penetra a pele, onde suga o sangue do hospedeiro (os principais são os homens e os suínos) e começa a produzir ovos que se desenvolvem e serão posteriormente eliminados no solo. Os ovos depositados passam a alimentar-se do sangue do hospedeiro. Ao desenvolverem-se, podem chegar à dimensão de uma ervilha. Expelidos os ovos, o parasita completa o ciclo vital.
Diagnóstico
Esta parasitose leva ao surgimento de lesões elevadas, circulares e amareladas, que apresentam um ponto escuro em seu centro, que consiste no último segmento abdominal da T. penetrans.
Manifesta-se por discreto prurido na fase inicial, com posterior aparecimento de sensação dolorosa.
O local por onde o parasita penetra deixa uma porta de entrada para outros agentes patogênicos, sendo comum, portanto, a ocorrência de infecção secundária. Outras complicações incluem deformidades dos dígitos e perda das unhas dos dedos acometidos e gangrena.
Como o médico faz o diagnóstico?
O exame mostra pápula amarelada com ponto escuro central que é o segmento posterior, contendo os ovos. As lesões são encontradas nos pés, geralmente, ao redor das unhas e planta.