Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
Edmilson Rodrigues dos Santos1
RESUMO: O desenvolvimento da indústria e do comércio contribuiu relevantemente para o progresso em muitos Países, como também tem levado as pessoas que fazem parte deste contexto, à imprimir um novo ritmo nas suas relações de trabalho e de convivência, incorporando comportamentos e condutas no seu dia a dia que de alguma forma tem interferido negativamente no ambiente laboral e que até então, não era foco da atenção de pesquisadores e empregadores. E dentre estas condutas, destaca-se, atualmente, o assédio moral, tema abordado neste artigo, compreendido como conduta abusiva, em que o agente, independentemente do seu grau hierárquico, submete a vitima no seu ambiente laboral as condições humilhantes e degradantes, ocasionando como consequências danos a sua saúde física e mental. A pesquisa destaca sua natureza, suas formas de manifestação, características, espécies e consequências dele decorrente.
PALAVRAS CHAVES: Degradação; Dignidade; Caracterização; Personalidade; Abusividade.
1 Introdução
Este artigo tem por objetivo abordar o assédio moral no ambiente de trabalho, destacando suas espécies, suas formas de manifestação, os elementos que o caracterizam e as consequências dele decorrente.
Após a Revolução Industrial a competitividade e a concorrência entre as empresas se tornou mais efetiva, exigindo destas, introdução de métodos mais modernos de tecnologia e gestão, a fim de que promovesse maior produtividade, levando ao poder diretivo a empreender um ritmo maior de sua mão de obra, fato este que desencadeou as formas mais diversas de assédio deste funcionários.
O assédio moral caracterizado como violência aos direitos da personalidade, sempre se fez presente no ambiente laborativo, intensificando-se de forma mais acentuada após a Revolução Industrial e globalização da economia.
As consequências do assédio moral tem levado o afastamento ao trabalho de um grande numero de